22 de jun de 2007

Essa vai sem título

Esboço a lápis azul, arte-final no Inkscape e cores no openCanvas.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

[editado] Eu já estava pensando em cortar a parte de baixo, mas a sugestão do Lug para que eu fizesse isso foi decisiva:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

15 de jun de 2007

O casamento da marquesa

Feito para o Sketch Quinzenal sobre o Sítio do Picapau Amarelo da Central de Quadrinhos. Arte-final no Inkscape e cores no gimp.

Sorrisinho

Arte-final no Inkscape, cores no gimp.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

11 de jun de 2007

Compilando (e testando) o Gimp 2.3 no Windows


Há um bom tempo estou querendo usar uma versão mais recente do GIMP para testar o suporte a perfis de cor, mas estou usando o Windows XP. Achei recentemente o instalador da versão 2.3, mas ele detecta um HyperThreading que nem existe para o meu processador (Pentium D) e não instala o programa de jeito nenhum! A saída foi compilar o GIMP 2.3 a unha, usando o tutorial que encontrei nos fóruns do www.gimptalk.com, escrito pelo austríaco Richard Hirner (redforce)*.

Tutorial no Gimptalk (em inglês)

Tutorial original (em alemão)

Enquanto a compilação terminava, resolvi traduzir este tutorial para o português. Espero que funcione.

*De acordo com as determinações do autor, esta tradução está sob a licença Creative Commons 2.0 de Atribuição e Uso Não-Comercial.


Compilando o GIMP 2.3 para Windows

Quem se interessa pelo desenvolvimento do GIMP e talvez até queira participar dele precisa de uma versão de desenvolvimento atualizada e deve saber como compilá-la. Este tutorial explica como fazer isso num ambiente Windows (é muito mais fácil que no Linux, quer dizer, no Ubuntu Linux).

Advertência: Isto é só para os caras que gostam de brincar e tentar algo novo. Não há nenhum suporte oficial para estes binários do GIMP.

Antes de tudo, precisamos de um ambiente que nos permita compilar o GIMP: MinGW. Baixamos o MinGW 5.0.3 (MinGW-5.0.3.exe) da página de downloads do MinGW no Sourceforge.

Então instalamos o MinGW. As etapas mais importantes após carregar o arquivo de instalação:
1.Baixe e instale
2.Aceite a licença
3.“Current” - baixa a versão estável corrente.
4.Instale os componentes: “MinGW base tools”, “MinGW Make” e “g++ compiler”
5.Caminho: C:\MinGW (evidentemente você pode escolher qualquer caminho, mas este tutorial e o script gimp-dep.sh que é mencionado abaixo são direcionados para este caminho)
6.Instale

Algumas outras ferramentas também são necessárias. Elas estão contidas no MSYS, que é párte do MinGW. Para compilar o MSYS:

1.Baixe o MSYS-1.0.10.exe da página de downloads do MinGW e rode-o.
2.Instale, use novamente o caminho padrão: C:\msys\1.0
3.Durante a nstalação, uma janela de console vai abrir e fazer algumas perguntas:
"Do you wish to continue with the post install?" => "y"
"Do you have MinGW installed?" => "y"
"Where is your MinGW installation?" => "c:/mingw" ("/", não "\"!)

Para compilar o GIMP, precisamos também do PERL. Melhor usarmos o ActiveState PERL; apenas baixe e rode o instalador para Windows mais recente do ActivePerl.

É muito importante que as ferramentas de compilação, inclusive o PERL, estejam mesmo funcionando quando rodarem por linhas de comando. Para testá-las, rode os comandos “gcc” e “perl” no console do Windows (Iniciar>Executar...). “Comando ou arquivo não encontrado” significa que a variável PATH não está ajustada:

Meu Computador (clique com botão direito do mouse)>Propriedades>Avançado>Variáveis de Ambiente>Variáveis do usuário para>Nova – nome: “PATH”, valor: "c:\mingw;C:\Mingw\bin;C:\mingw\mingw32\bin; c:\msys\1.0\bin;c:\perl\bin" (Nota: Não tenho uma versão do Windows em inglês, então não estou certo sobre o nome correto dos menus. Para você ver o que estou querendo dizer, dê uma olhana na imagem do passo 3 no tutorial original.

Para garantir, também configuramos PKG_CONFIG_PATH: Criamos mais uma variável: nome "PKG_CONFIG_PATH", valor: "C:\MinGW\lib\pkgconfig" (isto vai ser necessário mais pra frente).

Baixe o wget e o unzip para Windows.
unzip: Vá para http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/unzip.htm, baixe o unzip-5.51-1-bin.zip e extraia-o diretamente em c:\mingw (não num subdiretório).
wget: http://pages.interlog.com/~tcharron/wgetwin.html, baixe o wgetwin-1_5_3_1-binary.zip e extraia wget.exe diretamente em c:\mingw

Baixe o código-fonte do GIMP (versão de desenvolvimento do FTP, aqui usamos o gimp-2.3.10.tar.bz2) e extraia-o para C:\gimp. Deste modo, o código-fonte deve estar acessivel em c:\gimp\gimp-2.3.10

Copie tembém o script gimp-dep.sh (download: gimp-dep.sh, veja o box no canto superior direito do tutorial original para outro link de download) e coloque-o em c:\gimp. Este é um script modificado (a versão original está no wiki do GIMP) que baixa e extrai as bibliotecas necessárias para compilar e rodar o GIMP (gtk etc.).

Abra o MSYS (Iniciar>MinGW>MSYS>msys). Então mude o diretório para c:\gimp e execute o script gimp-dep:

cd /c/gimp
sh gimp-dep.sh

O script deve baixar todos os arquivos necessários para c:\temp (este diretório deve existir e permitir gravação!) e extraí-los para C:\MinGW.

Já que o script foi escrito por “alguém” e eu o modifiquei, é possível (empora não deveria) que algumas linhas tenham que ser ajustadas ou corrigidas. Basicamente, ele só baixa glib, gtk, suas dependências e algumas outras bibliotecas necessárias e as extrai para c:\mingw\bin.

Pronto! Agora vamos focar no GIMP em si (sem Python – se você quiser, pode instalar o Python do mesmo modo que instalamos o PERL e então não usar –disable-python):

cd /c/gimp/gimp-2.3.10
./configure --disable-print --disable-python
make
make install

Se não ocorrer nenhum erro, você terá um GIMP 2.3.10 funcional nesta posição:
C:\Msys\1.0\local\bin\gimp-2.3.exe

Se houver algum erro com a xmlparse.dll ou a xmltok.dll, baixe o expat.zip e copie as DLLs para c:\mingw\bin.
Outro erro comum é quando você tem bibliotecas antigas do GIMP (de instalações anteriores do programa) no seu computador (na pasta de sistema do Windows). Isto pode gerar mensagens de erro sobre a gobject-2.0-0.dll quando o executável do GIMP for iniciado. Neste caso, remova a versão antiga do gtk do painel de controle do sistema/software e/ou troque todas as antigas gobject-dlls pela versão que está no diretório do seu novo GIMP (C:\Msys\1.0\local\bin).

Espero não ter esquecido nada. É possível que você tenha que mudar um pouco o procedimento, isto é, que você tenha que baixar e extrair um arquivo extra em algum lugar (você vai perceber se algo ficar faltando ;)). Geralmente eu recomendaria testar cada etapa do tutorial até ela basicamente funcionar. Se você ignorar um erro e pular a etapa, há uma grande possibilidade de que a próxima etapa não funcione também (você pode tentar, é claro).


Epílogo

Demorou, mas consegui compilar o GIMP (versão2.3.9). Ele pediu a biblioteca libgobject-2.0-0.dll e eu copiei a mais recente que eu tinha, na pasta c:/mingw/bin para a c:/msys/1.0/local/bin, onde foi compilado o GIMP 2.3. Consegui usar o programa por uma hora, até ele travar (não deu para fazer a visualização do jpg enquando eu estava configurando a qualidade dele, pois deu pau), mas gostei bastante do que vi até agora, especialmente o gerenciamento de cor. Agora aguardo ansiosamente pelos pincéis escalonáveis. :D

8 de jun de 2007

Proconvô?

Feito no oC 4.5, seguindo o tutorial da SulaMoon na Central de Quadrinhos. Taí, gostei!