28 de jul de 2009

PopCrocs

Hoje eu terminei uma imagem que comecei semana passada, a partir de estudos de um Crocs (aquele tamanquinho feio de plástico). Testando também algumas funcionalidades do Inkscape (como modos de camadas, traçar bitmap e filtros) e do Gimp (como seleção com tamanho fixo e alinhamento de camadas). Eis o resultado:

18 de jul de 2009

O Inkscape 0.47 vai ser bom pra arte-final - ou melhor, já é!

Antes de mais nada, desculpem pelo sumiço. Deixa só eu tirar um pouco da poeira do blog...

Hoje eu baixei o Inkscape 0.47 pre1 para Mac Leopard (pois é, eu me dei um MacBook branquinho de presente no último Natal), e testei algumas funcionalidades, especialmente as que podem ser usadas para arte-final.

Primeiro, deem uma olhada na interface - eu dei uma mexidinha nela, reduzindo os ícones e alterando a linguagem para português do Brasil, lá em File>Inkscape Preferences, item Interface. É só clicar na miniatura para ver a captura da tela maior:



Agora o Inkscape tem alguns filtros/efeitos bem interessantes para explorar. Recomendo ficar brincando com eles para descobrir os seus preferidos. Além disso, dá pra ajustar o tamanho da página à seleção, em Arquivo>Propriedades do Desenho, como eu fiz na imagem acima.

Outra coisa legal é que você pode escolher as dimensões do arquivo novo no menu Arquivo>Novo. Tem de A4 até glifo do Fontforge (!).



Mas vamos ao que interessa - as ferramentas para arte-final. A ferramenta de caligrafia (que funciona que é uma beleza com tablet) agora permite uso de pré-definições salvas - inclusive você pode criar a sua.



As ferramentas de linha - Bézier, Spiro (novidade!), poligonal e poligonal com ângulo reto fixo (mais novidade!) - permitem escolher alguns traçados pré-definidos também.



Mas o mais legal é a ferramenta Padrão ao Longo do Caminho (Pattern Along Path): ela ficou mais fácil de usar, com esta nova caixa de diálogo. Você seleciona o padrão, copia, seleciona o caminho, abre o Caminho>Path Effect Editor (Shift+Ctrl+7), clica no ícone colar caminho (o da pranchetinha) e o resto é ajustar à vontade na própria caixa de diálogo. Uma dica: antes de usar o Padrão ao Longo do Caminho, selecione o padrão com a ferramenta de editar nós, dê um Ctrl+A para selecionar todos os nós e clique no botão de acrescentar nós pelo menos umas cinco vezes, para o padrão ficar mais "flexível".



E para quem usa Mac, o programa roda dentro do X11, e Ctrl é Control mesmo, não Command. ;)

Mas independentemente do sistema que seu computador roda, baixe o Inkscape e conheça-o melhor: http://inkscape.org/