15 de out. de 2009

Feliz Dia dos Professores!

Minha tarefa da semana na escola em que trabalho foi fazer um cartão para acompanhar as lembrancinhas do Dia dos Professores. Comecei lá mesmo, no Portable Inkscape (pois a burocracia pra instalar programas nos computadores da Prefeitura é muito grande, mesmo com software livre) e terminei aqui em casa, no Inkscape instalado e com uma opção maior de fontes.

São duas versões, feminina e masculina, com o mesmo texto (clique pra ampliar):



Na correria não deu pra capturar as telas durante o processo, mas ele é simples:

1. Embora não tenha usado um esboço escaneado por baixo dos vetores, ele existia.

2. A foma básica da lâmpada foi criada com um círculo e um retângulo - ambos foram convertidos em curvas (Caminho>Objeto para Caminho), alinhados na vertical pelo centro, unidos (Caminho>União) e modelados com a ferramenta de editar nós até ficar com o formato desejado.

3. O soquete é uma secção da forma básica da lâmpada, feita com Caminho>Intersecção dela com um retângulo convertido em curvas.

4. A cor é feita basicamente com degradês - lineares no soquete e no capelo (o chapeuzinho de formatura) e radial no bulbo das lâmpadas. O filamento é uma linha branca com desfoque dado via paleta de cores. Os contornos são da própria linha do vetor.

5. O rosto foi desenhado com curvas e adaptado para a versão feminina, assim como as cores do capelo.

6. Para fazer as guias de diagramação, usei muitas linhas convertidas em guias usando Objeto>Objeto para Guias. Este comando é bastante útil, combinado com linhas centralizadas com a ferramenta Alinhar e retângulos convertidos em curvas e contraídos com Ctrl+(, o que mantém a mesma distância do retângulo original em todos os lados, fazendo a margem certinha. Além disso, fiz marcas de corte com linhas de 1 pixel, para facilitar minha vida no corte com a guilhotina da secretaria da escola.

No mais, desejo aos colegas felicidades no nosso dia!